15 de mar. de 2016

Vale do Loire

Vale do Loire, o Jardim da França

O Rio Loire





Se você deseja fazer uma viagem que ofereça beleza natural, magníficos castelos, lindas cidadezinhas, muita história, boa mesa, e os melhores vinhos do mundo, não há lugar melhor do que o Vale do Loire.

Fica a mais ou menos 200 km de Paris, na Região Centro da França e vai até perto do Oceano Atlântico. É chamado de o Jardim da França ou Touraine.








O Rio Loire  mede 1.012 km, e é o rio mais longo da França, ocupa mais de um quinto do território francês. Tem a sua nascente no departamento Ardèche, e desemboca no oceano Atlântico, no departamento de Loire-Atlantique.  Unidos pelo Loire, os vinhedos do Vale do Loire se estendem de Sancerre ao Atlântico.   

De leste a oeste, o Centro, a Touraine, o Anjou, o Saumurois e o País de Nantes são as grandes regiões de apelação de origem controlada (AOC).











Vinhedo em Benais

A Rota Turística dos Vinhedos do Vale do Loire (ver também: Rotas dos Vinhos da França)nos conduz, entre caves e vinhedos, à descobertas enológicas e à visita de deslumbrantes castelos , abadias, residências trogloditas e jardins que seguem o rio Loire, agora inscrito no patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

O grande número de castelos no Vale do Loire explica-se pelo fato de a região ter sido um dos locais favoritos dos reis e da aristocracia francesa desde a Idade Média. 




Os castelos mais antigos são medievais e foram fortalezas, e os mais recentes são palácios renascentistas e clássicos, destinados ao lazer e rodeados de grandiosos jardins.

Quem pretende conhecer o Vale do Loire partindo de Paris pode aproveitar para visitar a cidade de Chartres, que fica a caminho da região dos castelos. 



O principal interesse turístico de Chartres é a sua magnífica catedral, obra-prima da mais pura arquitetura gótica. Seus vitrais são os mais importantes do período medieval na França. Você pode subir nas torres e aproveitar a vista ..... são duzentos degraus.



Tours 



A 240 km de Paris, é uma das maiores cidades da região. Tem muitas opções de hospedagem, e pode servir de base para o passeio aos castelos. Você pode alugar um carro para explorar melhor a região: Simule Aqui

Suas atrações turísticas são a sua linda catedral, museus e edifícios medievais, principalmente no centro antigo, que conserva várias casas de colombage (com toras de madeira intercaladas com alvenaria). (ver também:Tours 

Da Gare Montparnasse, em Paris, a viagem até Tours leva pouco mais de 1 hora.  Faça a sua simulação aqui com a Rail Europe  e veja os preços.  O site é em português e o preço em reais. Nas proximidades de Tours estão muitos castelos, dentre os quais se destacam os seguintes:

 


Chateau de Chernonceau 



É conhecido como “castelo das mulheres” por ter sido construído por uma nobre e depois habitado por Diana de Poitiers e Catarina de Médicis. Foi em parte construído sobre o rio Cher, como se fosse uma ponte. 

Por dentro, Chenonceau é todo decorado e mobiliado como na época em que foi habitado e contém muitas obras de arte.  Os jardins, um criado por Diana e outro por Catarina (respectivamente, amante e mulher do rei Henrique II), encontram-se exatamente como idealizado por cada uma das rivais. Pode-se visitar de trem.



 Azay-le-Rideau



Castelo de Azay-le Rideau: A aproximadamente 20 quilômetros de Tours, é outro castelo que pode se visitado de trem (a estação fica a aproximadamente 20 ou 30 minutos a pé do castelo). Esse lindo castelo renascentista está literalmente “dentro” do rio, em meio a um belo parque, em uma pequena cidade muito agradável. (ver Azay le Rideau)



Castelo de Ussé 



Fica a mais ou menos 30 km de Tours. Rodeado de verde, à beira do rio Indre, o Castelo de Ussé teria inspirado Charles Perrault a escrever “A Bela Adormecida”. Com suas belas torres e jardins em terraço, parece mesmo servir como cenário de um conto de fadas!(ver Rigny-Usse )



Castelo de Villandry  



Foi um dos últimos castelos a serem construídos no Vale do Loire. É famoso por seus jardins excepcionalmente bonitos e bem cuidados; os canteiros simbolizam os diferentes tipos de amor.(ver Villandry)


VAI VIAJAR PARA A EUROPA?
SIMULE AQUI O SEU SEGURO OBRIGATORIO


Amboise  



A cidade de Amboise fica perto de Blois e é o segundo destino turístico para quem vem de Paris. 

O castelo de Amboise fica no centro histórico, numa elevação às margens do Loire. Foi construído por Carlos VIII e posteriormente ampliado e reformado por Luís XII e Francisco I.(ver Amboise )



Outra atração de Amboise é o chateau de Clos Lucé, onde Leonardo da Vinci viveu seus últimos anos.



Castelo de Saumur  



Fortaleza do século X, o castelo de Saumur, majestoso, domina a cidade e o Loire. Em 1480, após a morte do Rei René, último duque d´Anjou, Saumur retorna ao reino da França. 

Foi residência dos governadores da cidade, prisão e depósito de armas e de munições. Desde 1912 abriga o museu municipal. (ver Saumur)



Castelo de Langeais  





Fortaleza durante séculos, o castelo de Langeais, foi construído por Louis XI entre 1465 e 1469. É uma fortaleza feudal de grandes muros, grandes torres, ponte levadiça...lindo! no meio da cidade. (ver Langeais )



Loches



Cidade real, cujo castelo castelo foi construído no século IX e fica a 500 metros acima do Rio Indre e domina a cidade. Oferece ao visitante uma volta à Idade Média: as fortificações, as torres, os subterrâneos, a sala da inquisição, a Torre Louis XI...Ver: Loches


A região tem muitas caves de vinho, de onde eram tiradas as pedras "tuffeau", para construção dos castelos e das casas.


Cave de vinhos em Benais








Hotéis 

Hôtel Ibis Tours Centre
1 rue Maurice Genest, Tours. www.ibishotel.com/fr/home/index.shtml

 

Hôtel Trianon
57 avenue de Grammont, Tours. www.hoteltrianontours.com
 

Hôtel de Rosny
19 rue Blaise Pascal, Tours. www.hotelderosny.com

 


Chambre d'hôte em Langeais

L'Ange est Rêveur
Boutique de Décoration e Chambre d'Hôtes (Langeais)
5, Place Pierre de Brosse (aos pés do Chateau)

Chambres d'hôtes em Bourgueil 
Café de la Promenade, 37140 Bourgueil
http://cafedelapromenade.com/

Moulin de Touvois, 37140 Bourgueil
http://www.likhom.com/chambre_hotes_photos/Moulin-de-Touvois/bourgueil

Chambres d'hôtes em Amboise
Auberge Marcheroux, 37400 Amboise
http://www.cityzeum.com/auberge-marcheroux_f-fr-d1-29191

Le Petit Clos de Valentine, 37400 Amboise
http://sejour.lejardindevalentine.fr/



Dormir em um Chateau


Proximo de Langeais: 

Chateau de Rochecotte - http://www.chateau-de-rochecotte.fr/

Proximo a Villandry e de Ussé: 

Chateau de Marcay - http://www.chateaudemarcay.fr/

Proximo a Amboise: 

Chambre d'hotes Les Fleurons  http://www.chambres-hotes.fr/chambres-hotes_chambres-d-hotes-les-fleurons_amboise_h239015.htm


Vinhedo em Benais



Veja algumas cidades do Vale do Loire:
Chenonceau











Pedindo Informações




Nenhum comentário:

Postar um comentário